quarta-feira, 4 de julho de 2012

Constituídas as Cooperativas Escolares Cooperpiá e Cooperfred

Na última terça-feira, dia 26 de Junho de 2012, o Cooperativismo Escolar ganhou mais força em Nova Petrópolis! Ocorreram mais duas Assembléias de Constituição de Cooperativas Escolares. Começou às 14 horas pela Cooperpiá, na Escola Piá, e seguiu às 18 horas, com a fundação da Cooperfred, no Colégio Cenecista Frederico Michaelsen. Os associados fundadores demonstraram satisfação e alegria em poder constituir a sua cooperativa escolar. O evento foi marcado pela participação dos associados, lideranças de escolas do município, da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá, Coordenação do Curso de Cooperativismo e imprensa. No início da Assembleia de Constituição da Cooperpiá, após a leitura do Estatuto, foram apresentadas as chapas para concorrer ao conselho fiscal e diretoria da Cooperativa. Os mesmos foram eleitos por unanimidade dos votos e a Cooperpiá tem sua primeira gestão constituída por:


Diretoria:
Presidente: Tais Licio da Mota
Vice-presidente: Poliana Moreira da Silva
1ª secretária: Djenifer Luana Weisheit
2ª secretária: Luana Denise Guaragni
1ª tesoureira: Claudia da Silveira dos Santos
2ª tesoureira: Vinícius de Carvalho Pinheiro
Conselheira: Vanessa Andriele Faes Arend
Conselheira: Martina Bethânia Wedig
Conselheira: Márcia Fenner

Conselho fiscal:
Titulares:
Beatriz Lawrenz, Maurício Guimarães, Bruna de Souza Vieira.
Suplentes:
Marina da Rosa, Simara Ackermann, Weslei Francisco Fantoni Barbosa.

A presidenta eleita na Cooperpiá, a associada Taís Lício da Mota, que também é a atual secretária da Fecoopes/Pioneira, salientou em seu discurso a importância do aprendizado e as novas oportunidades e horizontes que iram se abrir para todos que participarem desse projeto. A professora e Diretora da Escola Piá, Carla Koche, aproveitou para fazer uso da palavra, e saliento a importância do modelo cooperativista na Alemanha e no Brasil, e como   está orgulhosa por fazer com que esse projeto esteja sendo desenvolvido na escola. O Vice-Presidente Nilson José Olbemann fez uso da palavra e comentou como é importante ter cooperativas escolares no município, pois terão futuros líderes que possam continuar a desenvolver o trabalho cooperativo. 

                        

Já na Assembleia de Constituição da Cooperfred, após a leitura e aprovação do Estatuto, foram apresentadas as chapas para concorrer ao conselho fiscal e diretoria da Cooperativa. Os mesmos também foram eleitos por unanimidade dos votos e a Cooperfred tem sua primeira gestão constituída por:

Diretoria:
Presidente: João Vitor Chiaradia Mattiello
Vice- Presidente: Andréia Zilles Weber
1° Secretária: Adriana Monteiro Arrial
2° Secretária: Luisa Soares Pedroso
1° Tesoureira: Luana Kehl
2° Tesoureira: Suzan Natália Haas
Conselheiro: Rafael de Oliveira Lüdke
Conselheiro: Marcelo B. Duarte
Conselheira: Brenda Kehl 

Conselho Fiscal:
Titulares: Christian Schönerwald Rheinheimer, Julia Bohn e Lilian Birk Knorst.
Suplentes: Daniele Luisa Pooter, Paola Schommer Benevenuto e Paola Silva Andrade.


O atual presidente, o associado João Vitor Chiaradia Mattiello, destacou a vontade de que o projeto cresça cada vez mais na escola integrando ainda mais os alunos, e aproveitou para agradecer a confiança depositada nele para assumir o cargo. O diretor da escola, Daniel Tavares, aproveitou para elogiar a iniciativa dos professores e alunos envolvidos no projeto e desejou um bom trabalho e sucesso para a nova Cooperativa.  O Professor Everaldo Marini, coordenador do curso de cooperativismo, ressaltou em seus discursos a importância de sonhar e acreditar naquilo que se sonha, para depois tornar-lo em realidade, e também aproveitou para enfatizar os princípios e os principais objetivos de uma Cooperativa Escolar. Fernanda Fiorini, Presidente da Cooebompa, em seu discurso enfatizou os grandes desafios e a grande responsabilidade que o projeto trará a todos, tal como as grandes conquistas e aprendizado, parabenizando também pela participação e pelo envolvimento de todos os associados e da comunidade escolar no projeto. Mário Konzen, Vice-presidente da Sicredi, destacou mais uma vez o interesse dos associados e a vontade de que o projeto cresça cada vez mais e forme cidadãos e jovens conscientes. Após os encerramentos das duas assembleias, os alunos fundadores da nova Cooperativa, juntamente com os demais presentes no evento, participaram de  coquetéis nos espaços das Escolas. A cooebompa desejou a todos(as) sucesso na caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário