A Cooperativa

Os alunos da Escola Bom Pastor fundaram na manhã do dia 18 de novembro, a primeira cooperativa escolar de Nova Petrópolis. Foi um evento ímpar na vida da escola e da comunidade. Além da forte presença dos sócios fundadores, os alunos foram prestigiados por seus professores, por uma comitiva de autoridades do cooperativismo regional (Casa Cooperativa e Sicredi Pioneira), do poder público municipal (Câmara de Vereadores e Poder Executivo de Nova Petrópolis), pessoal da imprensa (Jornal O Diário), pela mensagem eletrônica da professora Lilia do Instituto Cooperativo de Enseñanza Superior de Sunchales (Argentina), pela direção e equipes pedagógicas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor e Escola Técnica Bom Pastor. 

A criação da Cooperativa Escolar é fruto da irmandade entre a Capital Nacional do Cooperativismo no Brasil, Nova Petrópolis, e Sunchales, a Capital Nacional do Cooperativismo na Argentina. Entre os objetivos da cooperativa escolar (COOEBOMPA) estão a educação e a promoção da doutrina e cultura cooperativista, firmamento de convênios e possibilidade de receber doações, estímulo a solidariedade e autogestão e defesa econômica de seus sócios. Em síntese, a idéia é construir na Escola Bom Pastor um grande laboratório de aprendizagem do Cooperativismo, a exemplo dos pioneiros do cooperativismo de Rochdale (Inglaterra) e das belas experiências vividas pelos estudantes do município de Sunchales (Argentina). 


A Escola Bom Pastor pretende, ao incentivar a prática cooperativa, desenvolver nos alunos associados uma compreensão adequada do papel das cooperativas e do significado das sobras de suas operações mercantis. Outra razão é a valorização do ser humano como o maior capital de uma cooperativa e de uma escola.



Neste ano de 2015, a cooperativa continua perseverante nesta longa caminhada. Felizes e agradecidos pela grande oportunidade que temos de fazer a diferença, de crescermos como pessoas e além disso, de ajudar a cooperativa a crescer. 

Deixamos aqui nosso agradecimento a cada um que de alguma forma está conosco nessa trajetória. 





CONTATO: 
cooebompa@gmail.com
https://www.facebook.com/cooebompa?fref=ts

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, principalmente partindo de jovens estudantes. Acredito muito na força do cooperativismo, principalmente no ramo de ensino. Grande abraço e muito sucesso.

    ResponderExcluir